Espaço do leitor - Por que gostamos dos romances de bolso?

 terça-feira, 18 de outubro de 2011



Escrito por Luiza Pepper

Não lembro exatamente em que ponto o romantismo passou a ser taxado como brega e deixou de ser o carro chefe de um relacionamento amoroso. Pouco importa também se abrir a porta do carro, mandar rosas ou fazer declarações cantadas é algo que envergonha terceiros; o importante é o que você e o seu parceiro estão sentindo.

Questiono esse tipo de situação porque fui convidada a responder por quais motivos as mulheres (nem todas neste caso) adoram os romances de bolso. Romances de bolso são aqueles pequenos livros vendidos aos montes em bancas, livrarias ou algum sebo por um preço praticamente irrisório. Estes romances são separados em coleções com algumas classificações; contos históricos, romances amenos, romances picantes, situações do dia a dia, histórias em cenários internacionais e diversas outras que alterem o tema principal: relacionamento amoroso.

Uma relação amorosa e cheia de romantismo é exatamente o que nós mulheres gostaríamos de vivenciar; nos livros, as situações são inusitadas e muitas delas acontecem somente em nossas cabeças. Ouvir confissões amorosas e românticas, receber flores e elogios, ter carinho e atenção na hora certa ... tudo isso acontecendo entre casos e brigas. As figuras masculinas são, na maioria das vezes, a personificação de um homem ideal (mas não perfeito) para nossas vidas. Diversas leitoras confessaram que criam a imagem destes homens de acordo com suas experiências de vida, dando um tom mais verdadeiro ao romance. Algumas cenas possuem uma riqueza de detalhes tão grande que deixam qualquer mulher de imaginação fértil arrepiada com o momento.

Agora eu lhe pergunto: que mal tem em se sentir amada e desejada? É o que sentimos quando nos colocamos na pele das personagens principais lendo estes romances. No fundo, gostariamos que nossos parceiros talvez fossem mais atenciosos ou que dessem mais importância para os nossos problemas. Beber cerveja com amigos e ver um jogo de futebol não é exatamente o que esperamos quando precisamos de  um pouco de atenção. Não precisamos de muito e damos todas as dicas para que os homens encontrem o caminho certo para nossa felicidade: o amor.

Falando por mim, talvez eu leia estes romances para manter a esperança de que um dia, alguém com um pouco de sensibilidade e carinho apareça em minha vida. Quem sabe então, eu poderia vivenciar algumas das cenas que um dia fantasiei lendo os romances de bolso. E você? Por que gosta e continua lendo os romances de bolso?

Luiza Pepper, faz parte da equipe O portal de sebos Livronauta. E, muito gentilmente, escreveu este texto para o Espaço do leitor.  

Obrigada, Luiza pela sua colaboração!
 












                                                                                                                  
                                                                                                     


                                                                                                                                     

Postar um comentário

Blogs que leio e recomendo

Total de visualizações de página

Números

PageRank

Estou em:

  © A MAGIA DOS ROMANCES