Cidade dos Ossos - Os Instrumentos Mortais - Cassandra Clare

 sexta-feira, 1 de julho de 2011

Título original: City of bones: The Mortal Instruments
Galera Record, 2011.
459 páginas. Volume 01

Sinopse

O primeiro encontro de Clary e Jace não poderia ter sido ... pior.
Ela presencia um crime cometido por Jace e outros adolescentes tatuados e equipados com chicotes brilhantes e armas pra lá de esquisitas. Ele, um nephilim - filhos de anjos com humanos - que tem como missão caçar demônios; ela, uma mundana que não se sabe por que tem o dom da Visão... Mas as diferenças entre dois não impedem que em 24 horas Clary se veja envolvida pelo mundo de Jace e dos Caçadores de Sombras; a mãe dela desaparece e a própria Clary é atacada por um demônio. Aparentemente, ela não tem a quem recorrer além de Jace. Mas por que um demônio estaria interessado em uma mundana como Clary? E como de uma hora para outra ela tem a dom da Visão e percebe o Mundo de Sombras? Todos, inclusive Clary, querem saber...
                                                                               ~.~

Confesso que comprei este livro pela capa e título. Tive a impressão que a trama seria de no estilo policial. Ledo engano. Antes tivesse lido a sinopse ou as resenhas  nos blogs literários. Mas... agora é tarde para lamentações. 

O livro aborda o tema sobrenatural. Com vampiros, lobisomens, demônios, nephilins e mundanos. Ou seja, uma verdadeira miscêlania, de personagens reunidos, na eterna batalha, do bem contra o mal. Além disso, o livro é voltado para o publico juvenil, seus personagens principais, Clary e Jace, têm respectivamente, 15 e 17 anos. O que não é bem meu estilo de leitura.

Gosto de livros adultos. Porém, já li alguns livros juvenis e gostei. Mas esse não agradou. Achei o Jace,  um tremendo de um arrogante, convencido e metido a sabichão. A Clary é teimosa, mandona, e não aceita conselho de ninguém, ou seja, dizer a ela para ficar em um local seguro, e o mesmo que acenar com a bandeira vermelha. Isso me deixa extremamente irritada, parece aqueles filmes de terror, em que a pessoa sabe que se sair da sala, vai morrer! E o que ela faz? Sai! Sem comentários. 

A trama é mais ou menos assim: Os nephelin, ou Caçadores de Sombra, tem por objetivo caçar os demônios, que ameaçam à humanidade. Entretanto, existem algumas exceções: é o caso dos vampiros, lobisomens, fadas, feiticeiros e etc... que atráves de um Pacto convivem em paz, com os Caçadores. Mas, existe um grupo, de nephelins, denominados, O Círculo, que são contrários ao Pacto. Eles querer exterminar qualquer um que não seja humano ou Nephelin. Mas para alcançar seus objetivos, eles precisam de um certo artefato desaparecido. O grupo de Jace sai em busca do artefato, para evitar que caia em mãos erradas. Mas antes disso,  segredos serão revelados, mistérios desvendados e perigos enfrentados. 

O livro não é ruim! Tem ação, mistério, uma pitada de romance. Mas o que não gostei mesmo foi: o fato dos personagens se acharem muito sabidos, para ouvir conselhos. E acabarem sendo totalmente manipulados, pelo inimigo, a fazerem exatamente o que eles queriam, ou seja, encontrar o artefato para, eles. Francamente, é o que acontece, quando se pensa que sabe tudo.

Estou com o Cidade das Cinzas, que ganhei do Romances in Pink, mas não sei quando vou criar coragem para lê-lo. Vou ter que esperar até... passar minha irritação com os personagens primeiro. rs...
Obrigada pela sua visita!

Postar um comentário

Blogs que leio e recomendo

Total de visualizações de página

Números

PageRank

Estou em:

  © A MAGIA DOS ROMANCES